Sermões




TEMA: O adultério Espiritual
TEXTO:  1º Pedro 2.10
INTRODUÇÃO:
1 -ISRAEL experimentava  umas das maiores prosperidades já vivenciadas em toda a sua existência. Nada faltava. Jerobão II em seu governo de 41 anos, já havia praticamente recuperado quase todo o seu território que tivera no passado. A prosperidade era enorme, não faltava comida, vestes, bens materiais, respeito e posição diante as outras nações.

2 –Mas havia um grande problema com Israel. Ele havia se afastado do Deus vivo, estava mais completa apostasia. Estavam no maior adultério espiritual diante de Deus, tinham trocado Deus por outros deuses, para poderem viverem em seus deleites carnais ( não é diferente nosa tempos de hoje ).

3 – Deus já estava cansado da traição, da idolatria de seu povo. Então ele olha e vê o profeta OSÉIAS e lhe diz:
“ OSEIAS. Vá e toma a GÔMER como esposa. ( Gomer não era propriamente  a esposa ideal para  Oseias, pois a Lei determinava que a mulher do sacerdote deveria ser virgem ( Lv 21.13 ), o que não era o caso de GOMER. ( mulher da vida )


4 – A bíblia nos relata que Oseias teve um filho com GOMER e este foi chamado de JEZREEL – Deus espalha. Após esta concepção GOMER deixou Oseias e saiu para se prostituir com outros homens. Mas Deus manda  Oseias buscá-la de volta, onde ela teve uma filha de seu adultério a qual chamou de LO-RUANA – ou Não Amada, ou Não favorecida. Novamente GOMER deixou de Oseias e saiu a se prostituir, mas Deus manda Oseias buscá-la novamente, e GOMER novamente concebeu outro filho de seu adultério e o chamou de LO-AMI. Não-meu-povo.

a)Com o nascimento do primeiro filho, o filho natural de Oseias, Deus quis dizer que mesmo da iniqüidade, da idolatria e do pecado, Ele continuaria amando o seu povo

b)) Com o nascimento do segundo filho Deus estava dizendo para o povo se arrepender de seus pecados e que voltasse ao seu primeiro amor.

C) Com o nascimento do terceiro filho, Deus estava dizendo a Israel que o estaria rejeitando por um determinado tempo.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
5 -  Deus queria que o profeta Oseias  sentisse o quanto era difícil ou quase insuportável ser traído por alguém que amamos. Muitas vezes como profetas passamos por provações para poder levar a mensagem de Deus

a) Deus estava comparando o adultério da esposa de Oseias com o Adultério do povo de Israel com ELE. Muitas vezes havia abençoado o seu povo, mesmo não merecendo mas agora havia se cansado

b)Deus queria que o povo lembrasse de onde tinham vindos e como era suas vidas de escravos nos tempos do Egito

c) Deus queria que através Oséias o povo soubesse o quanto os amava.
Amor este já expressado por diversas vezes e de diversas formas. Quando Deus abriu o mar vermelho para seu povo passar, quando da pedra fez verter água, quando transformou águas amargas em doce, quando o povo com fome pediu comida e Deus deu maná e carne, quando Deus conduziu o povo pelo deserto  rumo a terra prometida através de uma coluna de fogo durante a noite que aquecia o povo no deserto de temperaturas abaixo de zero graus; e durante o dia através de uma nuvem que amenizava o calor do deserto de 50 graus.            

d) Deus permitiu que Israel fosse conquistado pela Assiria e fosse espalhado


6 -Vivemos hoje tempos difíceis, num mundo perverso, adultero e pecaminoso. Onde a injustiça predomina  sobre a justiça o enganador domina o honesto, Onde o povo idolatra jogadores, cantores e artistas. Onde a depravação humana domina as classes, onde ser virgem é careta e ser GAY é normal
Vivemos num mundo em que matar , roubar, enganar, adulterar, se prostituir, praticar todos os tipos de crimes e vícios se tornaram rotina.
DEUS TEM VISTO TUDO ISTO.E se entristecido imensamente

CONCLUSÃO:
1 - Mas Deus mudaria a sorte do povo. De NÃO-MEU-POVO para FILHOS DO DEUS VIVO. E de NÃO AMADO ou desfavorecido  para AMADO ou favor. E JUDA E ISRAEL se unirão novamente sob uma só cabeça ( JESUS ) .

2- Hoje é noite da sua sorte ser mudada. De rejeitado, hoje você tem a oportunidade de ser chamado de Filho de Deus.

3. Voce quer prova maior do amor de Deus?
Quer prova maior do que o Rio vermelho sendo aberto para o povo passar, fazer sair água da rocha, da comida no deserto, do calor nas noites frias e da brisa no escaldante calor do deserto.

4. Quer prova maior? Ei, olha para a cruz. Quer prova maior? Voce seria capaz de dar o seu filho para que ELe morresse por alguém.
 Deus deu o seu  único filho Jesus para que todo que nele cresse fosse salvo.

5 – Quer prova maior de amor. Olha para a cruz.
Hoje é noite de concerto e restauração. Concertar o que estava errado e restaurar o que havia se perdido.



***********************************************************************************************************

TEMA: O DEUS QUE TRANSFORMA SONHOS EM REALIDADE
TEXTO: 1 REIS 3.15
INTRODUÇÃO: O sonho é a seqüência de fenômenos psíquicos ( imagens, atos, idéias, etc. ) que involuntariamente ocorrem durante o sono; é também aquilo com que se sonha, fantasia, aspirações, desejo. Que pode ser de origem carnal ou espiritual.
 No lado espiritual sonhos está inserido no dom da ciência ( sonhos, visão e revelação ) O sonho é uma das maneiras que Deus utiliza para falar com o seu povo
1)     o rei Salomão estava iniciando o seu reinado com o desejo em fazer algo para o Senhor. Como a construção da cada de adoração.
- Deus lhe dá um sonho e manda Salomão pedir o que quisesses, e ele pede sabedoria para governar  o seu povo. E Deus lhe diz que além de sabedoria e discernimento lhe acrescentaria todas as outras coisas .porque salomão não pede dinheiro, vitória sobre os inimigos.

2)     Vs 3.15 “ E acorda Salomão “
- Imagine você vivendo grandes emoções, como casa, carro, muita grana no bolso e de repente você se acorda e verifica que não passou de um sonho, e você continua andando de bicicleta, cheio de dividas, enfermidade em casa, marido desempregado, filhos na droga

- a atitude de Salomão não foi de desapontamento mas de paz e adoração ao Senhor, pois Deus estava lhe revelando um mistério. E este mistério tempos depois começou a ser revelado

Salomão sonhou com discernimento e sabedoria e Deus lhe deu problemas para resolver
A rainha de sabá veio de longe para conhecer o mais sábio da época
Abrão sonhou ter um filho em idade avançada, impossível aos olhos humanos. Mas Deus lhe concedeu Isaque pela sua fidelidade.
José ainda garoto sonhava em governar sobre os irmãos, e eles irados lhe venderam aos egípcios servindo de instrumentos para que o sonho de José realizasse.
Em Gn 40 encontramos o copeiro e o padeiro do faraó sonhando e tendo os seus sonhos realizados mesmo que sendo contrário
Em Gn 41.1 . Encontramos o faraó que sonha com sete vacas gordas e sete vacas magras que comem as gordas, e com sete espigas de milho boas e bonitas e com sete espigar pequenas e murchas que comem as boas. E Deus realiza o sonho com sete anos de fartura e sete anos de miséria.
A Bíblia está repleta de sonhos que se tornaram realidade
Jacó sonhou com uma escada que ligava o céu a terra e anjos subiam e desciam
- também sonhou com a prosperidade que Deus lhe daria
      Calebe sonhou com o hebron 45 anos ( js 14 )depois Deus realizou o seu sonho. Calebe e Josué foram os únicos a pisarem na terra prometida 

Mas Pastor JOCELI O QUE VOCE QUER DIZER COM ISTO?

Deus está falando conosco. Que precisamos sonhar. Mas não de cansaço, nem de fadiga. Mas sonhar profeticamente, como Joel 2.28 ( velhos terão sonhos )

 Eu disse para minha esposa que agradeço a Deus porque eu ainda sonho. Porque enquanto sonhamos temos esperança, e tendo esperança temos vida e vida com abundãncia

Sonhe com as bênçãos de Deus, como a casa própria, com a cura, a vitória, com os alvos, porque Deus torna sonhos em realidade

Não importa o tempo que vai levar para o sonho se realizar. Tão somente devemos crer e Deus fará a sua parte 

NÃO PARE DE SONHAR , SONHAR É BOM, NÃO PAGA NADA, E DEUS PODE TORNAR REALIDADE

Muitos ficam decepcionado e tristes quando acordam e vêem que era sonho, mas Salomão confiou no Senhor tanto que foi a Jerusalém fazer sacrifícios ao Senhor

Faça o mesmo após sonhar, te levante e vai adorar a Deus. E na hora certa ele vai transformar os teus sonhos em realidade. Pode demorar até anos, mas espere no Senhor.

Conclusão:

Vamos sonhar como Jacó ( prosperidade )
Como Abraão e Isaque ( promessa )

Nesta noite lembra-te dos teus sonhos aqueles que você esqueceu, mas Deus não   os esqueceu.

Volte a sonhar





**********************************************************************************************************

1 PARTE
TEMASl 37.7 Descansa no Senhor e Espere Nele  ( sábado  06/08/11 )
Sl 62.5 Ó minha alma, espera silenciosa somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.
Considerações e agradecimentos

INTRODUÇÃO: Estamos aqui nesta noite para exaltarmos o nome do Senhor, o seu poder e glória, adorarmos a beleza de sua santidade, e expressarmos todo o nosso amor, ao único e soberano Deus dos céus e da terra através de seu filho JESUS

Quando olhamos este salmo que nos leva a crer que Deus está  nos exortando a acalmar nosso coração devida a preocupação que temos relacionado a prosperidade e a boa vida dos ímpios aqui na terra,mas eu vou além disso.


1 -Quem sabe pensamos em nos acomodar e esperar que Deus resolva tudo em nossa vida.? Eu te digo: Levante e ande porque aqui não é o nosso descanso ( Deus faz a sua parte e nós a nossa)  Voce esta desempregado vá atrás e não durma até o meio dia


2 – Quem sabe pensamos em nos acomodar e esperar que nos livre dos espinhos?  Mas Ele te diz: Quando passares pelo fogo ele não te queimará e quando passares pelas águas não te afogarás porque EU estarei contigo


3- Quem sabe pensamos em nos acomodar e esperar que nos livre de todas as tentações – Eu te digo: Fiel é Deus que não permitirá tentação maior do que possamos suportar


4- Quem sabe pensamos em nos acomodar e esperar que nos livre das aflições – Ele te diz: No mundo tereis aflições, mas tens bom animo, pois Ele nos promete em estar  conosco todos os dias de nossa vida

MAS QUEM REALMENTE ESPERA NO SENHOR?
QUAIS AS ATITUDES QUE DEVE TER QUEM ESPERA NO SENHOR.

A) TEM QUE SER CHEIO DE ESPERANÇA – Quem tem esperança é perseverante no futuro, não desiste no meio da caminhada, por mais que o caminho seja cheio de espinhos você não para continua sempre em frente. Uma pessoa que tem esperança suporta quase tudo, se alegra na doença, na miséria, nas perseguições

B) TEM QUE SER PACIENTE – Suporta dor, infortúnio, aguarda as coisas acontecerem.
Muitas vezes fui precipitado
( minha ida para Pouso Redondo – pior momento da minha vida profissional)

C) NÃO PODE SER PRECIPITADO _ Quem é precipitado , toma atitudes precipitadas, aceita opiniões de outras pessoas em assuntos  importantes em sua vida, eles poderão influenciar no rumo da sua vida e de sua família, atrasar a obra ou as bençãos que Deus tem contigo

D) NÃO PODE MURMURAR – Se fala tanto em murmurar na igreja, o que seria murmurar?  é questionar a Deus, é desacreditar Deus perante outras pessoas, é falar mal de Deus, é transformar Deus em uma pessoa descompromissada com o seu reino, é dizer que Deus é mentiroso ( que promete e não cumpre )
Temos exemplos  terríveis na biblia contra murmuradores que resultou em derrotas

êxodo 16.12  diz que o povo murmurou por falta de comida
12 Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel; dize-lhes: À tardinha comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus
Deus fartou de comida mas os castigou


Êxodo 17.3 murmuraram por falta de aguá
3 Mas o povo, tendo sede ali, murmurou contra Moisés, dizendo: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?

Números 14  murmuraram por causa da terra
1 Então toda a congregação levantou a voz e gritou; e o povo chorou naquela noite.
2 E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e Arão; e toda a congregação lhes disse: Antes tivéssemos morrido na terra do Egito, ou tivéssemos morrido neste deserto!
3 Por que nos traz o Senhor a esta terra para cairmos à espada? Nossas mulheres e nossos pequeninos serão por presa. Não nos seria melhor voltarmos para o Egito?

E) ORA A  DEUS -  Ele vai trazer a resposta. Deus não é Deus de confusão
 E a paz que excede todo entendimento humano aplacara a ansiedade de todo o coração.

Lembro que logo que aceitei Jesus, sofri a maior perseguição de minha vida. Fui caluniado, difamado,. O inimigo estava furioso. Minha filha ficou doente, gastei o que tinha e o que não tinha fiquei nas mãos de agiotas. Não tinha dinheiro nem para fazer compras. Estava proibido de pegar vale alimentação. Não sabia o que fazer, então comecei orar, 30 min, 1 hora, 2 horas, 3 horas 4 horas seguidas e o Senhor inclinou o seu ouvido e me tirou do lamaçal. Mostrou meus inimigos, abriu as portas financeiras, minha filha voltou a andar e a paz voltou ao meu lar e na minha vida espiritual

CONCLUSÃO:

Em 1Pe 5.7 diz: “ Lançando sobre Ele toda a nossa  ansiedade e ELE CUIDARÁ DE NÓS.

Nesta noite meu amado, minha amada,meu amigo, lance toda a sua ansiedade  no Senhor  e ESPERE NELE.

TENHA ESPERANÇA, SEJA PACIENTE, E NUNCA JAMAIS MURMURE CONTRA DEUS, e ORE em tempo, fora de tempo, chore, cante louvores que a resposta chegará.




 **********************************************************************************************************************************


  2 PARTE
TEMA: Salmo 37.7
Introdução:
- Fui um homem difícil para aceitar o evangelho ( Corupá )
- com 22 dias de crente fui batizado no ES
- Aprendi a orar com o Zé Maria
- Participava das Vigilias – apoteose
- Dormindo me vi no alto
- orando comecei a cantar em línguas
- sonhei que havia um cântico na mata

Lc 24.13 No terceiro dia da morte de Jesus, dois discípulos caminhavam lado a lado de Jerusalém com destino a aldeia de  emaús que ficava a uns 11 km de dali.

- Os dois conversavam sobre a crucificação, morte e sepultação de Jesus.

- Sendo que Jesus se aproximou deles e ouviu o que falavam ( Jesus ouve quando você clama, chora, está alegre ), mas eles não o reconheceram pois seus olhos estava fechados

Como muitos crentes que andam com Jesus, mas não o conhece, por isso vivem preocupados com suas vidas, com o dia do amanhã com problemas que aparecem no dia a dia

- Então Jesus perguntou mesmo sabendo o motivo da tristeza deles: Porque está tristes?

Jesus te pergunta nesta noite porque estás tristes? O que te falta, não te escolhi para ficares tristes, te chamei porque tenho promessas em sua vida, e essas promessas são de de paz, alegrias

- Então um dos dois discípulos perguntou: És peregrino em Jerusalém, não tem sabido o que se sucedeu em Jerusalém? Jesus pergunta: O que se sucedeu ?
Jesus sabia, mas perguntou
Então lhes disseram: As que dizem a respeito de Jesus, o nazareno, que foi varão, profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo

 
Nós esperávamos que fosse Ele o salvador de Israel e hoje é o terceiro dia desde que estas coisas aconteceram.

- Contudo algumas mulheres nos contaram que indo de madrugada pelo no sepulcro não encontraram o seu corpo e que tinham visto uma visão de anjos que diziam que Ele vive. E alguns dos que estavam convosco também foram ao sepulcro e não o acharam.

- Então Jesus lhes disse: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram. Não convinha que o Cristo padecesse em coisas e entrasse na sua glória

- Ao chegarem na aldeia convidaram Jesus a ficar com eles já que estava anoitecendo. Sentaram na mesa Jesus tomando o pão o abençoou, o partiu e lhes deus.
“ ENTÃO SEUS OLHOS FORAM ABERTOS “ e lhes conheceram. Então Jesus partiu.

Os discípulos mesmo sabendo do que os profetas falaram em Isaias 53, mesmo sabendo que as mulheres haviam lhes dito sobre o desaparecimento de Jesus  do sepulcro que estava lacrado pelo selo romano e que se fosse violado o castigo era morte, se sentiam tristes, desolados , perdidos, sem rumo na vida, talvez porque esperavam muito de Jesus dentro de seus entendimentos e não obtiveram a resposta desejada.
Mas  nesta noite, tenho uma resposta para suas indagações. JESUS está vivo, e caminha em nosso meio, os seus olhos serão abertos  e você verá a sua glória, sentirá a sua presença e terá a paz que lhe prometeu. Portanto descansa no Senhor

Jesus não foi varão ou profeta Ele é e te diz nesta noite:
-QUE  É A PORTA( Jo 10.8 ) – Eu sou a porta Se você passar por mim acharás resposta para todos os seus problemas – DESCANSA EM MIM
-QUE  É  O ADVOGADO ( 1 jo 2.1 )-  Eu sou o único que pode interceder diante do Pai pelas nossas fraqueza e falhas – DESCANSA EM MIM
-  QUE É  O AUTOR DA VIDA ( At 3.15 )-  Eu Sou o autor da vida e você vive porque Eu te escolhi ( entre milhões )- DESCANSE EM MIM
-QUE É BOM PASTOR ( Jô 10.11) – Eu Sou o bom pastor porque dei a minha vida por ti ( Ei, olha na Cruz, quer prova maior do meu amor por ti ) – ESPERE EM MIM
-QUE  É O DEUS FORTE ( Is 9.6 ) Todo o poder está em suas mãos , Ele é poderoso para libertar e transformar a sua vida e a vida dos teus – ESPERE EM MIM
-É A LUZ VERDADEIRA, O PRIMEIRO E O ÚLTIMO, PRINCIPE DA PAZ, REIS DOS REIS, RESPLANDECENTE ESTRELA DA MANHÃ, ROSA DE SARON, SANTO DE ISRAEL, SENHOR DOS EXÉRCITOS.
- EU SOU O QUE SOU- Ele quer dizer pra ti nesta noite “ Eu sou tudo o que você precisa “


CONCLUSÃO:

DESCANSA E ESPERE EM MIM
Quem sabe você esta passando por problemas financeiros – Descansa em mim
Ei mãe Quem sabe seu filho está nas   drogas e o esposo no  alcoolismo – Descansa em Mim
Quem sabe  sua família está afastada dos caminhos do Senhor – Descanse em mim