quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Poder não é sinônimo de liderança





do latim potere é, literalmente, o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, sobre alguém

A sociologia define poder, geralmente, como a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, mesmo se estes resistirem de alguma maneira.

Para impor este poder sobre as pessoas, aquele que se autodenomina o dono da situação age de três maneiras diferentes, mas com resultado surpreendemente desejado.

Dependendo do local de convívio, aplica-se a sua vontade, para exercer um poder social, territorial e espiritual;   manipulando, coagindo ou através da força
Mas o que mais me surpreende, é este poder que é exercido em muitas igrejas. O qual eu chamo de manipulação espiritual.
Onde falsos mestres ou pastores têm a capacidade de impor sua vontade usando a própria Palavra de Deus, como, imposições de usos e costumes ultrajantes e muitas vezes humilhantes principalmente as mulheres, falsas doutrinas, heresias, etc. E, mais atual na sua administração eclesiástica, sendo restrita a lã e a gordura a alguns beneficiados ( ostentadores do poder ). E aos demais componentes da igreja o cala boca, como: Não deveis tocar no ungido de Deus, no anjo da igreja, Deus vai pesar a mão etc.
Quero lhe deixar para meditação Colossenses 2:18-23

18 - Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,

19 - E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.

20 - Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:

21 - Não toques, não proves, não manuseies?

22 - As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;

23 - As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.