quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Resposta a um testemunha de Jeová




Fui abordado por um testemunha de Jeová com a sua questão de sempre " JEOVA" o nome verdadeiro de Deus. 
Mas todos os meus ensinamentos biblicos está relcionado com Jesus Cristo, que eles mataram em João 1.1.
Nossa conversa foi via e-mail, fui até xingado, por não concordar com suas doutrinas, fiz várias refutações então lhe mandei este e-mail, que estou ainda aguardando a resposta. Estarei postando assim que recebê-la.

Caro amigo, 
O problema todo não é o nome JEOVÁ, . Mas se olharmos a bíblia, o próprio Deus ( Jesus ) quando indagado por Moisés sobre quem era Ele diz:

Êxodo 3.14 [2]
Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. ( não disse eu sou Jeová).

O que os TJ querem é que a sua doutrina seja aceita, onde Jesus não é Deus e sim uma criação de Deus. Por isso toda esta ênfase em cima do nome  “JEOVÁ “. O  seu objetivo é que Jesus seja destituído da sua glória.
Não muito diferente dos católicos romanos quando deusificaram Maria como mãe de Deus e não de Jesus como homem. Que assim deveria ser.

A questão toda meu amigo não é o nome. E sim, conseguir convencer os seus discípulos de que Jesus não seja Deus; quebrando assim todo o seu sacrifício na cruz do calvário tornando este sacrifício ineficiente para a salvação da humanidade.

A sua doutrina é sutil e tendenciosa.

 As Testemunhas de Jeová acreditam que a salvação é obtida com uma combinação de fé, boas obras e obediência. Isto contradiz as Escrituras que declaram que a salvação é recebida pela fé (João 3:16; Efésios 2:8-9; Tito 3:5).

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.Efésios 2:8-9
As Testemunhas de Jeová rejeitam o conceito da morte de Cristo em substituição à nossa e ao invés seguem a teoria do resgate, que diz que a morte de Jesus foi o pagamento pelo pecado de Adão.

Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.Romanos 5:8

Além disto, as TJs rebaixam o Senhor Jesus a Miguel, um arcanjo criado por JEOVÁ, e na mesma posição de satanás e outros também chamados de deuses falsos. E para tal alteraram grotescamente  Jo 1.1.

A tradução Novo Mundo, das Testemunhas de Jeová, mostra esse verso do seguinte modo: "A Palavra [Cristo] era um deus" (a inserção foi adicionada pelos autores). A revista Torre de Vigia afirma que "pela ausência do artigo definido ‘o’ (hó), isso significa que Cristo é apenas um deus, e não o Deus" (Revista Torre de Vigia, 7 de dezembro de 1995, pág.4). Eles acreditam, de fato, que Jesus é apenas um ser criado, Miguel o Arcanjo (Revista Torre de Vigia de 15 de maio de 1969, pág.307).
O texto grego de João 1.1 "não está dizendo que a Palavra (Jesus) era como o Deus com quem Ele estava mas, antes, que a Palavra era semelhante a um deus, divina, um deus" (Reasoning from the Scriptures, 1989, pág.212).
CORRIGINDO A MÁ INTERPRETAÇÃO: Não é correto traduzir esse verso como "A Palavra era um deus", e também não é correto negar a divindade de Cristo. A completa divindade de Cristo é apoiada por outras referências em João (por exemplo, 8.58; 10.30; 20.28), bem como ao longo de todo o Novo Testamento (por exemplo, Cl 1.15,16; 2.9; Tt 2.13; Hb 1.8). Além do mais, não é necessário traduzir substantivos no grego que não estejam acompanhados de artigos definidos como se estivessem acompanhados por um artigo indefinido (pois não existem artigos indefinidos no grego). Em outras palavras, theos ("Deus") sem estar acompanhado pelo artigo definido "o" (hó), não deve ser traduzido como "um deus", como as Testemunhas de Jeová fizeram quando se referiram a Cristo. É importante destacar que o termo "theos" sem o artigo definido "hó" é utilizado no Novo Testamento referindo-se ao Deus Jeová. A falta do artigo definido em Lucas 20.38, referindo-se a Jeová, não significa que Ele seja um Deus menor; assim como a falta do artigo definido em João 1.1, referindo-se a Jesus, também não significa que Ele seja um Deus menor. O fato é que a presença ou a ausência do artigo definido não alteram o significado fundamental do termo "theos". Se João tivesse a intenção de dar à frase um sentido adjetivo ("que a Palavra era semelhante a um deus, ou divina — um deus"), ele teria à disposição um adjetivo (theios) pronto, a mão, que poderia perfeitamente ter sido utilizado. Ao contrário, João diz que a Palavra é Deus (theos).   (http://www.hermeneutica.com/estudos/joao01_01.html)


É fato consumado na Bíblia que Cristo é Deus (Jo 1:1; 20:28; At 20:28; Rm 9:5; Tt 2:13; II Pe 1:1). Mas talvez possa haver alguma dificuldade de interpretação em alguns textos bíblicos que as TJs fazem questão de nos lembrar: Jo 8:29; 10:18; 14:28; I Co 11:13.

Agora te pergunto? Porque tanto questionamento em cima de um nome? Te respondo: Porque as TJ  não consideram Jesus Cristo o salvador da humanidade assim com fazem os judeus ( que esperam ainda um salvador ) o islamismo que tem a Maomé como seu guia e tantas outras entidades religiosas.

E por causa disso todo o ensinamento sobre salvação ( tema central da bíblia ) foi deturpado, pois a salvação  da humanidade está relacionada única e exclusivamente na vinda, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Se, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.Romanos 10:9
Ser cristão é crer que Jesus Cristo é o salvador da humanidade. Como está escrito em Marcos 16.15. Se não crer é problema de cada um. Temos o livre arbítrio. É questão de fé
Em toda a bíblia a figura de Jesus é o tema central.
...Gênesis, Jesus Cristo é a semente da mulher.
...Êxodo, ele é o cordeiro da páscoa.
...Levítico, ele é o nosso sacerdote supremo.
 ...Números, ele é o pilar de nuvem durante o dia, e pilar de fogo à noite.
...Deuteronômio, ele é o profeta em Moisés.
...Josué, ele é o capitão da nossa salvação.
...Juizes, ele é nosso juiz e nos dá a lei.
 ...Rute, ele é o nosso parente resgatador.
...I e II Samuel, ele é nosso profeta confiável.
...1 e II Reis 11 e II Crónicas, ele é nosso rei soberano.
...Esdras e Neemias, ele é o reconstrutor das muralhas da vida humana.
...Ester, ele é nosso Mordecai.
...Jó, ele é o nosso redentor eterno.
...Salmos, ele é o nosso pastor.
...Provérbios e Eclesiastes, ele é a nossa sabedoria.
...Cântico dos Cânticos, ele é o nosso amado noivo.
...Isaías, ele é o Príncipe da Paz.
...Jeremias, ele é nosso ramo da justiça.
...Lamentações de Jeremias, ele é o nosso profeta lamentador.
...Ezequiel, ele é o maravilhoso homem de quatro faces.
...Daniel, ele é o quarto homem na fornalha de fogo.
...Oséias, ele é um marido fiel casado para sempre com uma mulher desviada.
...Joel, ele é o que batiza com o Espírito Santo e com fogo.
...Amós, ele é o que carrega nosso fardo.
...Obadias, ele é poderoso para salvar.
...Jonas, ele é o nosso missionário.
...Miquéias, ele é o mensageiro de belos pés.
...Naum, ele é o vingador da lei de Deus.
...Habacuque, ele é o grito evangelistico de Deus "aviva, á SENHOR a tua obra no meio dos anos".
...Sofonias, ele é o nosso salvador.
...Ageu, ele é o restaurador da herança perdida de Deus.
...Zacarias, ele é a fonte criada na casa de Davi pelos pecados e impurezas.
...Malaquias, ele é o filho da justiça se erguendo com cura em suas asas.
...Mateus, ele é o rei dos judeus.
...Marcos, ele é o servo.
...Lucas, ele é o filho do homem sentindo o que você sente.
...João, ele é o filho de Deus.
...Atos dos Apóstolos, ele é o salvador do mundo.
...Romanos, ele é a justiça de Deus.
...I Corintios, ele é a rocha firme.
...II Corintios, ele é o triunfante que dá vitória
...Galatas, ele é a sua liberdade. Ele te liberta.
...Efésios, ele é a cabeça da igreja.
...Filipenses, ele é a sua alegria.
...Colossenses, ele é a sua plenitude.
...I e II Tessalonicenses, ele é a sua esperança.
...I Timóteo, ele é a sua fé.
...II Timóteo, ele é a sua estabilidade.
...Tito, ele é a verdade.
...Filemon, ele é beneficiário.
...Hebreus, ele é a sua perfeição.
...Tiago, ele é o poder da sua fé.
...I Pedro, ele é o seu exemplo.
...II Pedro, ele é a sua pureza.
...I João, ele é a sua vida.
...II João, ele é o seu padrão. João, ele é a sua motivação.
...Judas, ele é a fundação da sua fé.
...Apocalipse, ele é o seu rei vindouro.


Se você não entender que Jesus Cristo verdadeiramente é Deus, e único e suficiente salvador da humanidade, daqui para frente tudo o que eu disser para você será em vão, pois como eu já disse Jesus Cristo é o tema central da bíblia tanto que o versículo chave é:

João 3.16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Ninguém pode salvar a humanidade se não for DEUS.

Da mesma forma como Jesus disse em Êxodo 3.14 [2] EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

Ele disse em João 14.6
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Jesus Cristo o amor maior.

Joceli Antonio Schossler
Servo do Deus vivo